quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Georreferenciamento no gvSIG 1.9 - Introdução



Tive que parar de construir material sobre o ENVI para voltar a observar as novidades do gvSIG 1.9. Todo o processo de Georreferenciamento foi remodelado nessa nova versão do software.

Recebi uma dúvida do amigo Marcelo acerca do gvSIG 1.9:

Marcelo, você tinha razão! Os recursos para georreferenciamento que postei no tutorial anterior se aplicavam à versão 1.2 do gvSIG. Com a nova versão, o método foi totalmente modificado.

Para te adiantar: Aqui "descobre-se" a ferramenta de georreferenciamento:


E assim você acessa essa ferramenta:



Não vou entrar em detalhes no momento pois vou fazer um tutorial completo antes que muitas pessoas se percam no processo de georreferenciamento do gvSIG 1.9. Aguardem o próximo tópico!


ENVI: Convertendo Projeções do Mapa


Convert Map Projection é a função que permite alterar o Sistema de Coordenadas de um arquivo raster no ENVI. A Reprojeção é uma tarefa inerente ao Processamento Digital de Imagens e por isso não poderia ficar fora da avaliação realizada pelo blog Processamento Digital.

Na situação apresentada pelo tutorial, o objetivo é reprojetar dois recortes de imagens do satélite Landsat-5. A projeção inata é UTM SAD 1969 Zone 24S e precisamos gerar uma nova imagem convertida para o Datum WGS 1984.





Link para download do tutorial
ENVI: Convertendo Projeções do Mapa (Convert Map Projection)  (493 KB)

ENVI: Link Geográfico entre imagens (Geographic Link)

Mais uma função bastante utilizada no aplicativo ENVI: o Link Geográfico entre imagens permite que o usuário navegue geograficamente entre imagens. No exemplo do vídeo, há uma pequena área de sobreposição entre duas imagens que permite a navegação do cursor no Scroll.

Função útil para análise e verificação do posicionamento das imagens de satélite. Ao gerar um Mosaico Virtual, utilize a função Geographic Link para verificar o posicionamento das cenas, evitando assim problemas de georreferenciamento  e possíveis ruídos na área de sobreposição do mosaico.


  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO