quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Satélite WorldView


Os satélites WorldView-1 e WorldView-2 são os primeiros satélites de uso comercial a utilizarem a tecnologia Control Moment Gyroscopes (CMGs). Esta tecnologia de alto desempenho fornece aceleração num nível 10X acima de outros sensores e melhora tanto a capacidade de manobra como de segmentação. Com o CMGs, o tempo é reduzido de 60 segundos para apenas 9 segundos para realizar uma cobertura de uma faixa de 300 km. Isto significa que o  satélite WorldView-2 pode mover-se de um alvo para outro com precisão e rapidez, permitindo a observação de múltiplos alvos em uma única passagem orbital.

De acordo com o fabricante, o satélite WorldView-1 é o satélite pancromático mais ágil  do mercado  e coleta imagens de resolução submétrica. Operando a uma altitude de 496 km, o WorldView-1 tem uma média de revisita de 1,7 dia e é capaz de recolher até 750.000 quilômetros quadrados de dados por dia.

Operando a uma altitude de 770 km, o satélite WorldView-2 oferece resolução  pancromática de 0,5 metro e resolução multiespectral de 1,8 metros. O satélite possui uma média de revisita de 1 dia e é capaz de recolher até 975.000 quilômetros quadrados de dados por dia. O  sistema WorldView-2 incorpora quatro bandas multiespectrais clássicas (vermelho, azul, verde e infravermelho próximo) e também inclui quatro novas bandas (litoral, amarelo, vermelho ponta, e perto do infravermelho-2).


Principais Sistemas Sensores - Sensores Orbitais

PAN
Satélite WorldView-1

PAN, MS1 e MS2
Satélite WorldView-2

DBF Viewer: Visualizador de Arquivos DBF


Encontrei esse programinha extremamente útil na Internet e resolvi compartilhá-lo no blog. Com ele podemos analisar o conteúdo dos arquivos do antigo dBASE e exportar para formato hipertexto (HTML) ou planilha eletrônica, formato XLS.

Fiz um teste com uma seleção de municípios do estado do Pará. O programa exibiu corretamente os dados daqueles municípios:


Com um simples clique do mouse você exporta o conteúdo do arquivo DBF para XLS do Excel e Br Office Calc:

Esse programa foi desenvolvido para rodar no ambiente Windows. Usuários do Linux podem executá-lo via Wine; mesmo apresentando pequenos bugs, o programa executa suas principais funções com tranquilidade.

Instalação do Programa

Esse programa é um executável. Algumas algumas pessoas podem apresentar dificuldades para baixá-lo ou enviá-lo por e-mail. O arquivo foi renomeado de  DBFViewerFree.exe para DBFViewerFree.xls com o objetivo de não ficar preso na blacklist do 4shared ou do Gmail. Antes de instalar o programa é preciso retornar a extensão do aplicativo renomendo-o de XLS para EXE. ATENÇÃO: A instalação padrão do Windows oculta a extensão dos arquivos. Caso os usuários desse S.O. tenham dificuldades para visualizar a extensão XLS, é preciso modificar as preferências no Windows Explorer para habilitar a visualização da extensão dos arquivos.

Link para Download do programa (Não esqueça de renomeá-lo para EXE!)

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO