quinta-feira, 27 de maio de 2010

Exportação de arquivos World File no ArcMap


Arquivos World File são dados que contém informações geográficas e são utilizados para referenciar um arquivo raster numa determinada posição no espaço. Para os que trabalham com imagens (arquivos raster), o ArcMap possui um função interessante que permite a geração de arquivos World File no programa.


Gerar um arquivo World é uma medida preventiva: trabalho com processamento de imagens de satélite e posso assegurar que esses arquivos servem como uma espécie de backup da informação espacial de cada arquivo raster. São muito úteis para projetar imagens que, por alguma razão, perderam sua referência espacial. Se a imagem possui extensão .tiff, o arquivo World é identificado pela extensão .tfw

Os SIG's mais completos que passam aqui pelo blog deixam sua contribuição em relação aos arquivos World File de forma grandiosa. O ArcMap possui uma ferramenta que permite gerar o arquivo World a qualquer instante através das ferramentas do ArcToolBox:

Data Management Tools - Raster - Raster Properties - Export Raster World File


Em seguida basta indicar o local do arquivo raster e clicar no botão OK:


Um arquivo .tfw será criado e agora acompanha a imagem tiff conforme pode ser observado no Gerenciador de Arquivos do Sistema Operacional:



O tamanho ocupado em disco por um arquivo World é mínimo. É salutar manter esses arquivos sempre, pois são de extrema importância e podem ser requisitados a qualquer instante durante o processo de georreferenciamento de imagens.

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO