terça-feira, 27 de julho de 2010

Dica de Blog: MSIGOT



Conheci um blog dedicado aos alunos do curso de Mestrado da Universidade do Porto, em Portugal. O nome do  blog é MSIGOT - Mestrado em Sistemas de Informação Geográfica e Ordenamento do Território.

Além do material produzido pelo blog, é possível acompanhar a agenda do curso e as principais notícias da blogosfera.

A iniciativa é muito interessante. Além do blog, a ferramenta dispõe de um fórum onde os usuários podem criar entradas sobre os mais variados assuntos. Fica registrada mais uma fantástica dica de blog.

Operações entre geometrias no gvSIG 1.10 - Parte 01


Há poucos dias criei alguns posts sobre operações entre geometrias no ArcMap com o propósito de demonstrar os recursos nativos do programa e suas extensões. Hoje vamos verificar os procedimentos necessários para converter ponto em linha e linha em polígono no gvSIG 1.10. São processos simples que podem ser executados através das Ferramentas de Geoprocessamento (Geoprocessing Tools).

Conversão de Polígono em Linha

Com o programa aberto, clique na ferramenta Geoprocessing Tools:


Na função Topology, selecione a tarefa Reduce To Lines:


As ferramentas são intuitivas e possuem imagens ilustrativas. Para iniciar o processo, indique um local de armazenamento do novo polígono e selecione a feição desejada no campo Input Layer:


A geometria modificada será adicionada automaticamente ao projeto do gvSIG. As opções restantes realizam as seguintes conversões:

Conversão de Linha/Polígono em Pontos

Reduce To Points - converte geometrias do tipo linha ou polígono em pontos.


Conversão de Linha em Polígono

Build Polygons -  permite converter uma geometria do tipo linha em polígono. Realiza o oposto da função Reduce To Lines.

Lembrando que o sucesso dessas operações está diretamente relacionado ao respeito às regras topológicas  - geometrias fechadas, diferentes projeções, etc.

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO