sábado, 25 de setembro de 2010

Curso de Mestrado Acadêmico em Geografia da UERJ

Curso de Mestrado em Geografia


O Programa de Pós-Graduação em Geografia oferece 35 vagas no curso de Mestrado para ingresso no período de 2011/1. As Inscrições deverão ser feitas de 1º. a 27 de outubro de 2010, na Secretaria do Programa de Pós-graduação em Geografia, na Rua São Francisco Xavier, n° 524, 4° andar, sala 4006-F, Prédio João Lyra, Fº, Maracanã.  O Programa de Pós-graduação em Geografia, Área de Concentração em Gestão e Estruturação do Espaço Geográfico, estrutura-se em torno de 03 (três) Linhas de Pesquisa, a saber:
a) Globalização, Políticas Públicas e Reestruturação Territorial: A Linha contempla as dimensões reestruturadoras e as iniciativas de interesse sobre o território, enfocando a multiplicidade de processos pertinentes ao campo da globalização;
b) Mudanças Ambientais e Qualidade de Vida: A Linha insere-se no âmbito da Geografia Física voltada para a investigação das transformações ambientais e de suas implicações na organização do espaço, buscando abordagens interdisciplinares e emprego de novas tecnologias com vistas à gestão do território;
c) Dimensões Culturais na Dinâmica Sócio-Espacial: A perspectiva cultural contempla as diferentes práticas, olhares, subjetividades, simbolismos e identidades, que realçam a pluralidade da dinâmica sócio-espacial, ampliando o campo tradicionalmente coberto pela Geografia Humana.
As vagas oferecidas são destinadas a portadores de diploma de graduação plena outorgados por Instituição de Ensino Superior (IES) oficial ou reconhecida, na área de Geografia ou nas consideradas como áreas afins a critério da Comissão de Seleção do Programa de Pós-graduação em Geografia – Mestrado.
Todos os candidatos serão submetidos a processo seletivo único.

Mais informações:
E-mail: ppgeo@uerj.br
Site: http://www.ppgeo.igeog.uerj.br/
Tel/fax: (21) 2334-0219

Construindo Consultas no ArcMap: Seleção por Locação

Construindo Consultas no ArcMap: Seleção por Locação

Select By Location é o recurso utilizado no ArcMap durante as consultas que permite criar um seleção com base em critérios estabelecidos. Para ilustrar o uso essa ferramenta, vamos tomar como exemplo uma área de interesse fictícia - alguns municípios do estado de Minas Gerais separados para essa consulta.

Supondo que o interesse de uma pessoa seja selecionar cenas do satélite SPOT-5 cujo grid com passagens em diferentes datas cobre inteiramente o estado de Minas, vamos selecionar apenas as cenas que fazem cobertura com a nossa área de interesse.


É possível realizar essa seleção manualmente, porém existe o recurso de seleção por locação que realiza essa tarefa automaticamente, otimizando tempo.

Acesse o menu Selection - Select by Location:


Na janela Select by Location, os comando são claramente intuitivos:

- select features from (selecionar feições de): CAMADA COM AS CENAS SPOT
- that (que)
- intersect (fazem intersecção com)
- the features in this layer (as feições nesta camada): CAMADA QUE REPRESENTA A AOI


Ao clicar no botão Apply, todos os polígonos do grid  serão selecionados (somente os que fazem intersecção com a área de interesse). Você também pode ampliar o raio da seleção ao inserir valores para o buffer.

Salve o resultado da seleção como arquivo shapefile clicando no menu Data - Export Data:


A partir de agora vamos considerar apenas as cenas que cobrem a região de interesse:


Ao finalizar a busca por imagens do satélite SPOT-5, o usuário chega a conclusão que pelo menos oito cenas do satélite são necessárias para realizar a aquisição das imagens. Miniaturas das imagens (quickviews) ajudam a ilustrar as condições de visibilidade das cenas:


Os grids dos satélites SPOT-5 e de outros satélites possuem metadados que trazem diversas informações sobre as imagens coletadas. Os critérios mais importantes podem ser descritos nesta ordem: Data de aquisição (Acquisition Date), Cobertura de Nuvens (Cloud Cover), Angulação (Elevation Angle), Identificador de Cena (SCENE ID) e KJ (Órbita/Ponto). Dentre as oito cenas selecionadas, é possível que algumas delas sejam reprovadas caso as informações estejam em desacordo com os critérios estabelecidos pela pesquisa.

Em outras palavras, das oito cenas que cobrem a AOI, duas ou mais cenas podem ser reprovadas caso possuam uma cobertura de nuvens acima de 20% (valor mínimo para aquisição de imagens de satélite). Para selecionar polígonos através de dados da tabela de atributtos, você deve utilizar a função Seleção por Atributos (Select by Atributes). Vou falar sobre essa função nos próximos tópicos. Para adiantar, leia a postagem que descreve esse método no Quantum GIS.

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO