sábado, 2 de outubro de 2010

ENVI: Mosaico de Imagens com Linha de Corte


Mosaico de Imagens com Linha de Corte

Semana passa, semana vem, muitos posts para serem criados e muitos e-mails para responder. Estou considerando um forma mais eficiente para manter minha caixa de e-mails vazia e meus leitores satisfeitos. Não tenho dúvidas: são os leitores que trazem sentido a esse trabalho pois demonstram interesse pelo blog Processamento Digital e com isso levam o blogueiro a pesquisar bastante.

Gostaria de agradecer aos meus leitores pela paciência e dedicação. Não desistam, amigos! Posso demorar um pouquinho, mas vou responder a todos, mesmo sem saber a resposta! Persistam, enviem novos e-mails mas não deixem que a dúvida faça com que vocês venham a esmorecer.

Há pelo menos um mês, recebi um e-mail da Debora solicitando um apoio para uma questão sobre mosaico de imagens no ENVI. Tenho alguns posts sobre o ENVI, poucos, mas essa dúvida me fez refletir bastante. Eu forneci a resposta para a questão mas não provi os meios necessários para materializá-la. Assim, refaço a pergunta que assombrou minha mente durante uma semana:

"Como Gerar uma Linha de Corte no ENVI?"

Meu amigo, minha amiga, que processo complicado. Li o manual dez vezes e não entendi o processo. Deixei de lado, abandonei a questão. Débora e o pessoal do Laboratório de Geoprocessamento Aplicado (LGA) da  Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) continuaram a aguardando a solução com aquela peculiar paciência de Jó.

Esta semana, li o manual pela décima-primeira vez e... Pimba! Estava lá a resposta o tempo todo! Eu li o manual, mas não prestei atenção. Gerar um linha de corte no ENVI é mais fácil do que parece. Não vacilei: Fiz um resumo do processo, capturei alguns vídeos e encaminhei para o LGA ao cuidados da Débora. Se alguém deseja receber esse tutorial em PDF, por favor, não faça cerimônia:






O material utilizado neste tutorial está disponível para download nos seguintes endereços:

Vídeos que ilustram a criação de linha de corte e aplicação de Feather (19 MB):

Linhas de corte no formato Shapefile e Annotation (27 MB):
http://www.4shared.com/file/Ugbh2H6x/COMPLEMENTOS.html

Cena Landsat-5 Órbita/Ponto 216/074 (62 MB):
http://www.4shared.com/file/NJ5kZFl3/LS_20090528_216_074_RGB.html

Cena Landsat-5 Órbita/Ponto 215/074 (40 MB):
http://www.4shared.com/file/wCc83Xhy/LS_20090622_215_074_RGB.html

Não posso dizer: "Isso é Esparta!", mas certamente posso assegura que "Isso é o blog PD!"

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO