quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Earth Point: Conversor online de Excel para KML

O site Earth Point desenvolve diversas ferramentas para o Google Earth. Excel to KML é uma das ferramentas online bem interessantes pois permite exportar uma planilha XLS para o formato KML do Google Earth.

À princípio, esse recurso é DEMO para os usuários que desejam de avaliar a ferramenta executando os processos de conversão. É preciso adquirir uma licença para obter recursos avançados desse conversor.

O método de conversão é simples: na planilha com os dados, é obrigatório criar colunas LATITUDE e LONGITUDE. Os demais campos são opcionais e está tudo bem explicado no site. Clicando no botão View File in Web Page, você pode fazer upload da planilha para checar eventuais erros (veja a imagem abaixo):


O campo ICON permite selecionar um ícono padrão do Google Earth. O campo DESCRIPTION exibe a informação que será visualizada no balão quando o usuário pousa o mouse sobre o ícone no mapa. O site exibe uma galeria bem diversificada de ícones que são utilizados no Google Earth:


A planilha do Excel também suporta tags HTML. No exemplo que utilizei, formatei um dos campos da seguinte maneira:

Terra Indígena - Acre <br/> População: 430 <br/> Perímetro: 174,76m <br/> Área (ha): 92859,75m
Essa é a descrição do campo da feição com a tag que gera uma quebra de linha para cada informação. Quando tudo estiver pronto, clique no botão View on Google Earth para gerar o arquivo KML.

Com auxílio de uma camada de polígono para determinar os limites dos territórios indígenas no Acre, veja como ficou exibida no Google Earth a minha tabela de pontos (clique na imagem para ampliá-la):


  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO